quarta-feira, 14 de novembro de 2007

RACISMO É REALIDADE - Giovana Tiemi

Sistema Solar, Via Láctea, Terra, América, do Sul, Brasil, Sudeste, São Paulo, São Paulo, Internet, Reescolando Virtual.

RACISMO É REALIDADE

Texto original: Giovana Tiemi
Correção: Professora Paula Marques
Digitação e adaptação: Thomas Wang


Muitas vezes nós imaginamos como queremos ser, como heróis BRANCOS vistos na televisão e muitas vezes lidos em livros.
Quem nós somos? Onde vivemos? O que fazemos? O que falamos? O que é racismo? É preconceito? É desigualdade? O que é a vida sem compaixão? É igual a NADA!
Racismo é sim uma forma de preconceito, é uma teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais, ou seja, é preconceito de cor de raça.
Um exemplo comum de racismo é a escola. Quando se é bem criança, é constante a pergunta: “Por que a sua pele é diferente da minha?”, ou: “Por que você é branco e eu não?”, também há: ”Por que você tem olhos e cabelos claros e os meus são escuros?”.
Esse é o tipo de racismo mais comum entre as crianças bem novinhas, que não tem experiências. Já as crianças entre 8 – 12 anos têm o movimento constante ao entrar em ‘grupinhos’. Pesquisas mostram que na maioria dos casos esses ‘grupinhos’ são formados por meninas. Os componentes, por sua vez, têm características muito semelhantes umas das outras, entre elas: cabelos longos, pele clara, olhos claros.
Os contos de fadas, histórias de crianças que são ouvidas em sala de aula é um exemplo vivo de racismo. Todas histórias têm um rei, rainha, príncipe, princesa, cavalos brancos, etc. Todos eles são sempre brancos e nunca negros. “Lendas, contos da carochinha e mitologia ajudas as crianças a construir sua identidade. Num processo de transferência, os pequenos se colocam no lugar dos heróis e vivem as sensações das personagens”, explica Taicy de Ávilo Figueiro, pedagoga e professora de Educação Infantil em Brasília.
“Todos querem ser aceitos por seu grupo, pela sociedade. Muitos alunos passam a se enxergar como brancos.”, explica Ana Cecília Silva, professora de Faculdade de Educação da Bahia.
Essa é uma realidade ocorrida em todo conto do mundo infelizmente. Quando vai mudar a situação? Quem vai mudar essa situação? Quem poderá ajudar?
INICIALMENTE, DEPENDE DE UM AÇÃO, A COMPAIXÃO!

Texto original: Giovana Tiemi
Correção: Professora Paula Marques
Digitação e adaptação: Thomas Wang


PARA SUGESTÕES, CRÍTICAS, COMENTÁRIOS E COOPERAÇÕES ENVIE UMA MENSAGEM PARA:
lhnh.reescolando@blogger.com
thomaschowwang@gmail.com
quadrinhoscasanaarvore@hotmail.com
thomaschowwang@hotmail.com