sábado, 13 de março de 2010

A Quaresma

A Quaresma é um período de 40 dias que antecedem a páscoa. Esse período representa os 40 dias que Jesus ficou no deserto resistindo às tentações do Maligno antes de começar sua vida pública. É um tempo em que devemos refletir sobre nossa vida, tentar não cometer pecados e jejuar, pelo menos, na 4ª Feira de Cinzas e na Sexta Feira Santa, preparando-se, assim, para a páscoa.  A Quaresma começa na 4ª feira de Cinzas, a 1ª Quarta Feira depois do Carnaval, e termina na Sexta Feira Santa, a Missa da última Ceia. No Domingo de Ramos, tem início a Semana Santa.

A Campanha da Fraternidade

O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de restabelecê-la. A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16 Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades.

0 Comentários: