quinta-feira, 11 de março de 2010

08 de março "Dia Internacional da Mulher"

Em clima de semana da mulher, nós do blog não poderiamos deixar de parabeniza-las. Então nada melhor do que a mulher da equipe contar o motivo pelo qual dia 08 de março é o "Dia Internacional da Mulher".

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (naquela época era exigido 16 horas de trabalho por dia), ter um salário igual ao do homem (que naquela época uma mulher chegava a receber até um terço do salário de um homem, executando o mesmo trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A revolta foi reprimida com total violência. Essas mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Mais de 100 tecelãs morreram carbonizadas.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Essa data não é só para ser comemorada, em alguns países ocorrem reuniões, debates sobre o papel da mulher na sociedade. Isso para tentar diminuir, e quem sabe até terminar com o preconceito e desvalorização que nós mulheres ainda enfrentamos.
Muito ja foi conquistado, mas ainda há muito mais para ser modificado nesta história.

Então, PARABÉNS a todas as mulheres!

1 Comentários:

Luís Henrique das Neves Hansen disse...

Paarbéns! Imagine: naquela época, mulheres não tinham direitos, eram tratadas como lixo e recebiam salários inferiores aos dos maridos. Isso ainda acontece hoje em dia: as mulheres recebem, em média, 26% a menos que os homens. Mas isso é apenas para mostrar como as mulheres são inteligentes: o número de bem sucedidas e ricas supera em 1 bilhão o numero de homens bem sucedidos. Mesmo recebendo menos.