segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lula quer estimular agricultura no Haiti em vez de doar comida

Laryssa Borges
Direto de Porto Príncipe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta quinta-feira que, ao invés de adotar uma política constante de doação de alimentos para o povo do Haiti, vítima de um forte terremoto que devastou o país em janeiro, o Brasil reforçará a política de estímulo à agricultura familiar haitiana e a consequente geração de empregos na região.

"É para que a gente possa, ao invés de mandar alimentos do Brasil para o Haiti, comprar alimentos dos pequenos produtores do Haiti e gerar emprego no Haiti", disse.

Até o momento, segundo balanço do Ministério da Defesa, o Brasil entregou 203,6 t de alimentos, 37,9 t de água potável e 94,8 t de medicamentos.

Ao lado do presidente René Préval, Lula também assinou ajustes para um memorando de entendimento para a reconstrução, o fortalecimento e a recomposição do sistema de ensino superior na nação caribenha; para a modernização do centro piloto de formação profissional no país; e para a construção de cisternas para captação e armazenamento de água de chuva.

Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. O governo haitiano confirmou a morte de mais de 200 mil pessoas. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

Copiado do link:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4288172-EI14687,00-Ao+inves+de+doar+alimentos+Brasil+quer+estimular+agricultura+no+Haiti.html

0 Comentários: