Julian Assange foi preso hoje de manha (7:30, horário de Brasília) após se entregar numa delegacia no centro de Londres. São muitas as acusações, sendo a mais famosa uma acusação por estupro na Suécia. Assange estava na lista dos mais procurados da Interpol, a polícia internacional. Ele também é acusado de espionagem contra os EUA, mas nega tudo. Ele teve seu pedido de fiança negado e permanecerá em custódia até o dia 14.
Mas, afinal, quem é Julian Assange?
Julian Assange foi o criador do site WikiLeaks, que dá ao público arquivos confidenciais de governos, empresas, etc. O site está no ar desde 2006, mas só agora chamou a atenção do mundo por causa de documentos recentemente liberados sobre a Guerra do Afeganistão e sobre a diplomacia norte-americana, o que inclui até o Brasil. Entre os documentos famosos publicados sobre o Brasil, está um que diz que "o governo brasileiro continua a cooperar no combate ao terrorismo", que se refere à investigação feita pela PF de supostos membros da Al Qaeda que estariam no país (veja o documento codificado na íntegra aqui)
Leia a entrevista que foi concedida hoje à imprensa:
Nesse momento, quais acusações pesam sobre você?
São muitas as acusações. A mais séria é que eu e o nosso pessoal praticamos espionagem contra os EUA. Isso é falso. Também a famosa alegação de "estupro" na Suécia. Ela é falsa e vai acabar se extinguindo quando os fatos reais vierem à tona, mas até lá está sendo usada para atacar nossa reputação.
Sobre essa acusação de espionagem, há algum processo judicial correndo?
Não. É uma investigação formal envolvendo os diretores do FBI, da CIA e o advogado-geral norte-americano. A Austrália, meu país, também está conduzindo uma investigação do mesmo tipo - em que se junta todo o governo - e ao mesmo tempo estão asssessorando os EUA. Uma da fontes alegadas para essa investigação, Bradley Manning [militar acusado de ser a fonte do Wikileaks], está preso em confinamento solitário em uma cela na prisão no estado da Virginia, nos EUA. Ele pode pegar até 52 anos de prisão se for condenado por todas as acusações, que incluem espionagem.
Qual a diferença entre o que faz o Wikileaks e espionagem?
O Wikileaks recebe material de "whistle-blowers" (pessoas que denunciam algo errado nas organizações onde trabalham) e jornalistas e os entrega ao público. Nos acusar de espionagem quer dizer que nós teriamos que trabalhar ativamente para adquirir o material e o repassar a um estrangeiro.
No caso da Suécia, o que as mulheres alegam?
Elas dizem que houve sexo consensual. O caso chegou a ser arquivado por 12 horas quando a procuradora-geral em Estocolmo, Eva Finne, leu os depoimentos. Depois foi reaberto, após uma articulação política. Todo esse caso é bastante perturbador. Agora, eles acabaram de congelar minha conta em um banco na Suíça, nosso fundo para pagar minha defesa.
Com base em quê?
Eles estão alegando que eu os coloco em risco. Mas não têm nada que sugira isso, e de qualquer forma isso é falso.
O WikiLeaks ainda pode ser acessado a partir daqui.
0 Comentários:
Postar um comentário