quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Imaculada Conceição de Maria

     Hoje é comemorado o dia da Imaculada Conceição de Maria, quando Maria se doou totalmente à vontade de Deus:
    "Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,  a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.  Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.  Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.  Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’. Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,  porque para Deus nada é impossível’. Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se." (Lc 1, 26-38)
     Nesse Evangelho original em grego, escrtio por Lucas, o anjo do Senhor fala à Maria: "Ave, cheia de graça", e nos vem a reflexão: "O que o anjo queria dizer com isso?". Muitos teólogos falam que "Cheia de Graça" significa sem pecados, mas o significado é muito mais profundo. Quando o anjo fala "Cheia de Graça", ele quer dizer que Maria estava por completo preenchida pela Graça de Deus, como um copo cheio de água até as bordas, a ponto de transbordar. Estando assim, cheia da Graça do Senhor, não há espaço para o pecado e o mal, assim como não há espaço nem para o ar num copo cheio.
     Maria foi o primeiro ser humano bem aventurado. Isso porque ela deixou que Deus realizasse totalmente seu projeto de amor nela. Ser bem aventurado é isso: deixar que Deus faça em você Sua vontade. A bem aventurança traz felicidade à nossa vida, vindo, como consequência, o bem, a "falta de pecados".

"Ave Maria, bem aventurada cheia de graça!"

0 Comentários: