quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Poor Fish...



Via: Planeta Sustentável
O discurso da sustentabilidade já passou, há muito tempo, da fase do “feche a torneira!”. Mas, se de um lado existem pessoas extremamente engajadas na preservação do planeta, do outro, ainda tem um monte de gente desperdiçando água – e outros recursos – por aí.
Para incentivar os retardatários no assunto a, pelo menos, fechar a torneira enquanto escovam os dentes ou fazem a barba, o designer chinês Yan Lu criou a pia Poor Little Fish (Pobre Peixinho), que tem um aquário acoplado à saída de água. Quanto mais tempo o usuário deixa a torneira aberta, menos água fica no aquário. A intenção é fazer com que as pessoas pensem em quanto seus hábitos diários podem desperdiçar recursos naturais preciosos e afetar a vida de outros seres vivos.
Mas fique tranquilo, não é com água misturada a excrementos de peixe que você vai lavar as mãos: o aquário e a torneira são abastecidos por dois canos diferentes. Eles estão apenas sincronizados para que a água do aquário diminua enquanto a torneira está aberta. Para evitar um atentado proposital à vida do pobre peixe, o nível de água do aquário cai até um limite mínimo, que garante sua sobrevivência. Quando a torneira é fechada, o recipiente é reabastecido. Veja como funciona:

Até que não seria má ideia educar as crianças com o apelo do peixinho dourado. Você teria uma pia dessas na sua casa ou a indicaria para as escolas?
Visite o site do Planeta Sustentável

1 Comentários:

Anônimo disse...

Acho que é uma boa maneira de educar crianças. Até pessoas mais velhas teraim pena do peixe ne gastariam menos água. Educando as crianças assim, isso poderia virar um hábito.