domingo, 13 de junho de 2010

Ditadura norte-coreana veta transmissão de "jogos de rivais"




Treinos da equipe fazem parte da programação local; exibição dos jogos de EUA e Coréia do Sul está proibida

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Enquanto a maioria da população mundial acompanha atentamente os jogos da Copa do Mundo da África do Sul, os norte-coreanos sequer sabem dos ocorridos na maior competição do calendário futebolístico. Até este domingo, o canal de televisão estatal do país asiático, adversário da estreia do Brasil no grupo G do torneio, transmitiu apenas três jogos, e nenhum deles ao vivo. As estreias da Coreia do Sul e Estados Unidos, inimigos do ditador Kim Jong-Il, foram vetadas pelo governo comunista.
Responsável pela transmissão dos confrontos para o país, a Korean Central Broadcasting passou para a Coreia do Norte o empate entre África do Sul e México, por 1 a 1, que marcou a abertura do Mundial na última sexta-feira, apenas na noite de sábado. Já a igualdade sem gols entre França e Uruguai, além da vitória por 1 a 0 da Argentina sobre a Nigéria, foram veiculados apenas neste domingo.
Dessa forma, apenas a vitória da Coreia do Sul sobre a Grécia por 2 a 0, e o empate por 1 a 1 entre Estados Unidos e Inglaterra foram vetados nestes dois primeiros dias de Copa do Mundo. Por não possuir relações diplomáticas com os vizinhos e os americanos, os norte-coreanos vetarão todos os duelos das duas equipes durante o Mundial da África do Sul.
Antes da transmissão dos três duelos, a emissora mostrou trechos da cerimônia de abertura. Os discursos positivistas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do presidente sul-africano, Jacob Zuma, foram o destaque da cerimônia passada no país.
Em relação à própria seleção, a televisão estatal transmite no telejornal da noite algumas cenas do treinamento do primeiro adversário do Brasil no Mundial, na próxima terça-feira. O duelo diante dos pentacampeões mundiais marcará o início da segunda participação dos asiáticos na competição - em 1966, a Coreia do Norte acabou eliminada nas quartas de final por Portugal, também adversário da equipe no grupo G desta Copa.

RETIRADO DE:
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4491198-EI15722,00-Ditadura+nortecoreana+veta+transmissao+de+jogos+de+rivais.html

0 Comentários: