sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comentário e crítica do filme: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS


Comentário e crítica do filme:
Alice no País das Maravilhas
(Alice in the Wonderland) 
- por Thomas Wang -
   Alice no País das Maravilhas, última adaptação lançada pelo diretor Tim Burton (de "Edward Mãos de Tesoura" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate"), de uma forma geral é completamente estonteante. Tem aproximadamente duas horas e meia. Paguei apenas R$ 8,00 no ingresso, meia como sou estudante, no Cinemark do Shopping SPMarket.
   Em relação ao conto original, é completamente distorcida a história, apesar da maioria dos personagens serem mantidos, durante a adaptação foram criados alguns. A história parece distorcida pois na realidade o filme é uma continuação do conto, do qual já foram feitos vários filmes. Neste Alice está em seu baile de 'pré-casamento' quando começa a ver o conhecido coelho de paletó durante o baile. Quando sai atrás do coelho cai em sua toca, que a leva para um mundo subterrâneo, o "País das Maravilhas". Já no subterrâneo conhece vários seres, gêmeos que vvem se contradizendo, uma lagarta que fuma um narguilé, pássaros e até uma camundonga (fêmea de camundongo) que é espadachim... Aparecem também personagens de outros contos de Lewis Carrol (o autor do conto original de Alice no País das Maravilhas), como o Jaguadarte (Jewibercy, algo assim em inglês).
   Porém há uma confusão entre as várias personagens, por exemplo, existem duas rainhas, a Rainha Branca (Anne Hathaway, de "O Diabo Veste Prada") e a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter de "Harry Potter e a Ordem da Fênix") contos originais existem três rainhas, supostamente rivais, mas que até tomam chá juntas! Elas são: a Rainha Branca, a Rainha Vermelha e a Rainha de Copas, na adaptação houve uma 'mistura', fundindo (unindo) as rainhas de Copas e a Vermelha, dando origem à um personagem que leva características mistas (pois o "Cortem-lhe a cabeça!" é da Rainha de Copas)... Entre outros personagens 'ligeiramente' modificados esta o clássico (e famoso) Chapeleiro Maluco (vivido por Johnny Depp da saga "Os Piratas do Caribe"), um louco, insano, que só se mantém vivo pelas lembranças que tem dos tempos em que a Rainha Branca governava (e ele era o 'chapeleiro oficial' de toda Corte) e pela vontade de tirar a Rainha Vermelha do poder, com a ajuda de vários outros personagens...Sozinho ele apenas seria taxado como maluco, mas como muitos outros acham que a Rainha Vermelha comanda uma ditadura cruel (como qualquer monarquia absolutista da História) se unem a ele e tentam aos poucos criar um sentimento de revolta, o que se acelerá com a volta (ou chegada) de Alice.
   Interessante ressaltar que esta adaptação foca-se sempre num tal de "Glorian Day", dia em que Alice matará um animal gigantsco (que se assemelha a um dragão) e assim sendo, derrotará a maligna Rainha Vermelha, instaurando a paz e devolvendo a Coroa à sua justa dona, a Rainha Branca (que são irmãs!).
   Cheio de efeitos especiais e animações de ótima qualidade, o filme em 2D é uma ótima experiência, dando vontade de sair da sala comprar o ingresso para o próximo 3D e aí sim continuar assistindo! Vale a pena conferir!

da esquerda para direita:
Alice, a Rainha Branca, a Rainha Vermelha e o Chapeleiro Maluco



Alice no País das Maravilhas (Alice in the Wonderland)
direção e adaptação de Tim Burton
com Anne Hathaway, Johny Depp, Helena Bonham Carter e outros

0 Comentários: