domingo, 31 de janeiro de 2010

3D

O conceito de 3D é muito amplo. As formas de se alcançar digitalmente a terceira dimensão é são muito amplas. Nós vivemos num ambiente com 3 dimensões: altura, largura e comprimento, e o que nos diferencia da segunda dimensão é exatamente a altura. Qualquer desenho plano será 2d, pois tem apenas largura e comprimento. Uma única linha é 1d, pois tem apenas comprimento. O filme Avatar, em cartaz nos cinemas, é uma produção com duplo 3D, pois foi feito com um modelador 3D digitalmente e depois, a imagem "rendenizada", 2d, passou por um dos vários processos existentes para enganar a vista humana e parecer 3D, dar um efeito de profundidade e solidez nas imagens. O processo utilizado no filme é o mais moderno atualmente, com dois projetores de luzes polarizadas e um óculos polarizador, diferentemente dos antigos efamosos óculos vermelho/ciano, que ainda são utilizados em produções mais baratas, como álbuns e a própria internet. Esse efeito (vermelho/ciano), chama-se anaglífico. Um bom exemplo de imagem anaglífica é esta:


Se você está usando os óculos apropriados, pode perceber perfeitamente o efeito tridimensional, e se não está, pode ver a imagem, sem nenhuma interferência ou "borrão". Voc~e deve estar se perguntando: "Nossa, como isso é possível?!?!". Realmente, o efeito 3D é ótimo, e o segredo está na resolução e na montagem. Essa imagem foi feita com dois planos, o fundo e o tronco com cogumelos. No fundo, com menos resolução, o efeito foi feito com maior espaço, menos qualidade, e no 1º plano, foi feito com uma resolução muito alta e com muito pouco espaço. Por isso, essa imagem consegue enganar tão bem.
Apenas 5% de nossa visão é perfeita. O resto, é periférica. Por isso mesmo, as imagens abaixo são chamadas de "ilusões de ótica":

A imagem acima é feita apenas com linhas paralelas.



A imagem acima não se mexe. Se olhar para um ponto fixo, ela para aos poucos.

0 Comentários: