quinta-feira, 19 de novembro de 2009
A Dança do Mascote
É nisso que dá ser estagiário de mascote!
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assassin's Creed II
Só estava faltando isso para postar algo sobre a nova superprodução da Ubisoft: Assassin's Creed 2. E, agora, o que falava que estava faltando chegou: a história completa. Ajeite-se na cadeira, pois você vai passar seus próximos 35, quase 36, minutos aqui:
terça-feira, 17 de novembro de 2009
ONG 350
que devemos nos preocupar agora
Existe uma ONG chamada 350, que pretende combater o aquecimento global. Faça parte dela você também. Mas, por que 350?
350 é o número mais importante do mundo – é aquilo que os cientistas consideram ser o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
Há dois anos, climatologistas de topo, após terem observado o rápido derretimento do gelo do Árctico e outros sinais assustadores de alterações climáticas, publicaram uma série de estudos segundo os quais o planeta estava em risco de catástrofe natural e humana se as concentrações de CO2 atmosférico se mantivessem acima das 350 partes por milhão (ppm).
Toda a gente, desde Al Gore até cientistas de topo da ONU adotaram agora esta meta como sendo necessária para estabilizar o planeta e evitar a completa catástrofe. Agora o problema é conseguir que os nossos líderes tomem isto em conta e tracem políticas que ponham o mundo de volta no caminho correto rumo aos 350.
Os 350 são cientificamente possíveis?
Neste momento, sobretudo porque queimamos tanto combustível fóssil, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm – o que é muitíssimo elevado, e é por isso que o gelo está a derreter, a seca está a espalhar-se, as florestas estão a morrer. Para fazer este número descer, a primeira tarefa será parar de pôr mais carbono na atmosfera. Isto implica uma transição muito rápida para energia solar e eólica e outras formas de energia renovável. Se pararmos de lançar mais carbono na atmosfera, as florestas e oceanos irão lentamente sugar parte dele do ar e trazer-nos de volta a níveis mais seguros.
Os 350 são politicamente possíveis?
É muito difícil. Significa deixar as energias fósseis mais depressa do que os governos e os grupos empresariais haviam planeado. A nossa melhor hipótese para acelerar o processo será este Dezembro em Copenhagen, quando as nações de todo o mundo se encontrarem para concertar um novo tratado de clima. Neste momento, o que planeiam fazer não é suficiente. Mas nós podemos mudar isso – se mobilizarmos o mundo para ação climática rápida e corajosa, que é o que planejamos fazer a 24 de Outubro.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
2012 - Mais bobagens
Estranho isso, porque essa charge é de amanhã, mas ta aí: A explicação de porquê o mundo acaba em 2012 segundo os Maias. Assistam:
domingo, 15 de novembro de 2009
Capitalismo
Parte 1
Max Weber considerava que em todas as civilizações existiam ciências que independiam de qualquer conhecimento exato ou raciocínio lógico que pudesse ser provado de várias formas, como matematicamente. A real ciência só existia no Ocidente, e foi se expandindo por todo o mundo. O capitalismo surgiu quando o homem passou a fazer trocas e cada ser a ter uma função específica na sociedade, como exemplo, o marceneiro e o alfaiate. O marceneiro faz duas mesas e troca por um casaco. Para verificarmos se a troca é justa, temos que levar em conta o trabalho, a força humana utilizada, e o tempo de trabalho. Max fala que a diferença entre o capitalismo ocidental, hoje predominante, e outras formas de capitalismo não é a “ânsia de lucro” ou o “impulso para o ganho”, e que isto não está ligado com o capitalismo em si. Para Weber, o princípio ético do capitalismo encontra-se na teologia calvinista.
“Contrapondo-se à concepção cristã medieval preservada pelo catolicismo, que exigia como requisito fundamental o desprendimento doas bens materiais deste mundo, o protestantismo valorizava o trabalho profissional como meio de salvação do homem” e defendia a riqueza.
Voltando ao surgimento do capitalismo, podemos verificar que, como duas mesas podem ser trocadas por um casaco, e um casaco por 10 gramas de ouro, então, duas mesas também valem 10g de ouro. Assim surge o dinheiro, que vale uma certa quantidade em ouro, e as trocas ficam estabelecidas como:
M – D – M
Porém, existe outro tipo de troca, que não é assim tão justa, e que dá lucro (mais-valia):
Onde esse dinheiro final (D’) é maior do que o dinheiro inicial (D). Assim, o realizador da troca sai com um lucro e pode comprar mais coisas do que podia no começo de sua transação. Carl Marx diz que essa mais-valia é o capital, ou seja, "o lucro é o capital" (o que chamamos hoje de lucro líquido). Quando um capitalista tem uma empresa e contrata um funcionário para trabalhar nessa empresa em troca de uma salário, podemos dizer que “no capitalismo [...] a força de trabalho humana é mercadoria”.
sábado, 14 de novembro de 2009
Bubbles Girl
Os memes estão cada dia mais efêmeros. O tal do balloon boy, por exemplo, já caiu no esquecimento depois do surgimento da… bubbles girl?!?
Taí a internet que não me deixa mentir.
Via: Kibeloco
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Maquiagem Viril
Só a risadinha maléfica do Coringa já vale. Eu prometo que o próximo post será bom e terá uma matéria interessante. Nem que seja em vídeo...