sábado, 9 de maio de 2009

Astronomia - O Movimento dos Planetas

O Movimento dos Planetas
Resumo


Até termos as teorias hoje aceitas sobre o movimento dos planetas, a humanidade passou por diversas outras teorias e vários Astrônomos, muito famosos. A primeira teoria foi a teoria Geocêntrica, feita por Ptolomeu, na qual todos os têm como centro de suas órbitas o planeta Terra. Essa teoria prevaleceu durante toda a Antiguidade e Idade Média. Depois, Copérnico provou que a antiga teoria estava errada e criou a teoria Heliocêntrica, no qual o Sol é o centro da órbita de todos os planetas. Essa é a teoria aceita até hoje, porém, ela sofreu várias mudanças com o tempo. Kepler foi o maior colaborador para a teoria de Copérnico, pois conseguiu determinar a órbita da Terra e de Marte,como sendo, respectivamente, um círculo excêntrico e uma elipse.

Kepler também criou leis que facilitam o estudo da astronomia. Elas são três: a primeira diz que as órbitas são elipses e não círculos; a segunda diz que os planetas se movem com velocidades diferentes ao redor do Sol; a terceira diz que quanto mais distante o planeta, mais ele demorará em dar uma volta completa ao redor do Sol;

O famoso astrônomo Galileo Galilei também contribuiu na teoria Heliocêntrica, pois ele, com suas observações telescópicas, descobriu a Via Láctea. Além disso, descobriu que júpiter tem 4 luas, que Vênus tem um ciclo de fases, como a nossa lua, a Selênia, descobriu as manchas do Sol e a superfície em relevo da lua.

Isaac Newton também deu uma grande ajuda no estudo do movimento dos planetas. Com suas leis, pudemos compreender como se dava o movimento dos planetas e estuda-los. Com sua primeira lei, da inércia, podemos compreender porque os planetas não param seu movimento. Com a terceira lei, juntamente com a lei da Gravitação universal, podemos compreender porque os planetas não saem de sua órbita.

A Astronomia também ajudou Newton: foi observando a órbita da Selênia e da Terra que ele pensou em sua lei se aplicar em todo o Universo. Ele também utilizou as leis de Kepler em sua lei da Gravitação Universal.


Bibliografia:
http://astro.if.ufrgs.br/newton/index.htm
http://minerva.ufpel.edu.br/~dimiter/faa/faa5.pdf

Copyright 2009 - Grupo Reescolando

0 Comentários: