quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Resultado das eleições nos EUA

Resultado das eleições nos EUA

Acontece hoje a disputa pela Casa Branca nos EUA com John MacCain de um lado e Barack Obama de outro.
As pesquisas indicam que o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, será eleito com uma
vantagem expressiva sobre seu rival, o republicano John McCain. Se isso acontecer, será a primeira vez que um negro é escolhido para liderar a nação mais poderosa do planeta, um país que levou um século para abolir a escravidão e outro para dar cidadania aos negros.
Obama, de 47 anos, um político pouco experiente que era um desconhecido para a maioria dos americanos até meados do ano passado, conquistou a adoração de milhões de eleitores pelo país prometendo mudar a maneira como se faz política nos EUA e deixar para trás as profundas divisões ideológicas que racham a sociedade americana.
McCain, de 72 anos, um político veterano que é respeitado até pelos adversários pela coragem que demonstrou nos anos em que foi prisioneiro de guerra no Vietnã, iniciou a campanha prometendo desafiar os dogmas republicanos e concluiu sua participação fazendo concessões à direita conservadora para animar as suas bases partidárias.
Se Obama vencer, muitos especialistas acham que a reconfiguração do eleitorado americano poderá inaugurar uma nova era de hegemonia dos democratas sobre o processo político nos EUA. O partido já controla as duas casas do
Congresso, e suas bancadas devem aumentar com a eleição de hoje, em que estarão em jogo também as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e 35 das 100 cadeiras do Senado. Na história recente do país, os democratas só tiveram tanto poder concentrado em suas mãos em dois períodos: nos anos da Grande Depressão e na primeira metade da década de 60.
Se você pudesse votar, em quem votaria?


Retirado de:
http://www.depositonaweb.com.br/2008/11/04/resultado-das-eleicoes-nos-eua/

0 Comentários: