terça-feira, 2 de junho de 2009

Pergunte ao Merlin

Merlin nasceu a cerca de 5 milhões de anos, em Omniscia. é um dos cinco planetas que compõe um sistema em órbita da estrela Draziw, situada a 2 mi~lhões de anos-luz da galáxia de Andrômeda. O nascimento de Merlin coincidiu com a formação do Sistema Solar que contém o planeta Terra, na galáxia da Via Láctea.

A maioria dos habitentes de Omniscia é entusiasta da ciência e todos possuem uma insaciável sede de sabedoria e conhecimento. Merlin graduou-se em astrofísica, história, geofísica, química e filosofia na Universidade Planetária de Omniscia. Durante toda a sua juventude, interessou-se por um sistema solar que surgira na Via Láctea exatamente no momento de seu nascimento.

Mais tarde, Merlin volta sua atenção para os conceitos e os pensamentos científicos que estavam sendo concebidos pelos humanos no planeta Terra.

Aqui, Merlin responde a algumas perguntas sobre o universo e nosso planeta feitas por nós mesmos, humanos (raça que Merlin tem admiração pela curiosidade tremenda).

 

Perguntas e Respostas

 

Caro Merlin,

O que aconteceria se a Terra, repentinamente, parasse de girar?

Jonathan Swann

San Diego, Califórnia

Entre outras coisas, todos nós cairíamos e rolaríamos para o leste a uma velocidade de mais ou menos 1300 Km/h (a velocidade exata depende da latitude da Terra em que vocêse encontra). O oceano Pacífico inundaria as Américas do Norte e do Sul e o Atlântico, a Europa e a África. Além disso, muitas outras coisas desagradáveis aconteceriam.

 

Outra:

 

Caro Merlin,

Se o Sol desaparecesse repentinamente, de quanto tempo disporíamos para pensar no ocorrido?

C. W. Barnes Jr.

Dallas, Texas

Se, ao ler a presente resposta, o Sol já tivesse desaparecido, a Terra (e você) não saberia do fato antes de decorridos 500 segundos. É o tempo necessário para que a gravidade e a luz, propagando-se a uma velocidade de 300000 km/s, alcansem o raio orbital da Terra.

  Nesse momento, o céu diurno escureceria, a superfície terrestre sofreria um rápido resfriamento e a Terra “sairia pela tangente”, perdida no espaço interestelar

 

A Viagem de Merlin pelo Universo”, Neil de Grasse Tyson, Editora Globo.

0 Comentários: