sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

RETROSPECTIVA 2007 - O que ocorreu e ainda vai influenciar nas nossas vidas em 2008

RETROSPECTIVA 2007
O que ocorreu e ainda vai influenciar em nossas vidas em 2008
Caros leitores e assinantes,
acaba de acabar mais um ano, um ano de vitórias de conquistas, um ano em que se decidiu que o Brasil vai sediar a Copa de 2014, que se extinguiu o CPMF, que o Irã arranjou uma bomba nuclear (ou atômica), entre vários outros fatos importantes. Como ainda não arrecadamos fundos para fundar um site independente ainda estamos aqui (se estou escrevendo...), esta será uma seção longa, editada e recortada em várias edições, mas engraçada, descontraída e muito importante para quem quer entrar em 2008 com noções do que ocorreu em 2007. Um grande abraço, Thomas Wang e André Ferreira.
História:
200 anos da vinda do Príncipe Regente de Portugal
Acho que nem é necessário escrever, todos nós aprendemos um pouco (salvo o pessoal do Santa Maria, a Maria Cecília nos fez aprender TUDO!), mas os principais fatos que ocasionaram esta vinda é que foram de importância para a história mundial. Este fato nos prova a importância, antiga e atual, do Brasil no mundo. Guerras (contra Napoleão), ataques, independência (nossa), colônias além-mar e todos os fatos e pontos da Era Das Grandes Navegações.
Política: ...
...No Brasil:
Renan Calheiros, O Louco
Depois de seis meses agarrando-se loucamente à cadeira de Presidente Do Senado, finalmente, a largou. Foi acusado por diversas empresas de mídia (entre elas a revista Veja e o Jornal Nacional) de cometer "maus" à Moral Nacional. Mas no final perdeu o cargo e seu poder político. Apesar disto saiu caçoando da Justiça Nacional, depois de ter feito: grilagem de terras, ter uma filha fora do casamento, documentação falsa, entre outros vários fatos do qual ficou impune, fez como todo político "que está caindo da cadeira", renunciou e talvez volte nas próximas eleições. Na nossa opinião, mesmo depois de renunciar todo político nestas situações deveria ser cassado.
Dilma, A Sucessora
Para Dilma Roussef tudo começou bem e terminou melhor. Iniciou o ano como gerente do PAC e acabou o ano como candidata a candidata à sucessora de Lula. A atual Ministra da casa Civil-cargo que já foi de José Dirceu- teve de "botar a boca no trombone para duas notícias, ambas muito visadas pela mídia nacional, a descoberta a bacia de petróleo de Tupi e o início das transmições de TV DIGITAL no país.
Denise, A Charuteira
O nosso ilustre hóspede, o Caos Aéreo ganhou nova figura graças à então diretora da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu: um avião-charuto em chamas num prédio da TAM. (infelizmente este é m blog e não pudemos colocar o cartum)
O acidente da TAM em Congonhas poderia ter sido evitado, se não fosse uma atitude dela, a de proibir a proibição de pousos e decolagens em Congonhas nos dias de chuva. (Sabemos o que é isso, ambos moramos no Campo Belo, ao lado do Aeroporto). Também foram dela frases grossas como: "Vocês são inteligentes. O avião caiu a 11 000 mettros de altura. O que esperavam? Corpos?" disse para os parentes das vítimas do vôo da Gol que caiu depois de atingido pelo Legacy.
Marco Aurélio, O Malicioso
Em meio do luto nacional pela queda do avião da TAM em Congonhas uma comemoração macabra: o acessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, fez um gesto malicioso, que por muito tempo não será esquecido. Ele não sabia que as câmeras da Rede Globo gravaram o momento. A indignação nacional foi tamanha que fez o acessor perder o cargo, você deve ter pensado, não. A punição foi severa de qualquer modo, você novamente pensou, não. Tudo que Marco Aurélio recebeu foi uma advertência da Comissão de Ética do governo. Só.
...No mundo:
Onde estão meus eleitores? - Venezuela
Chávez perdeu sua pose de popular duas vezes em 2007. A primeira, devido ao "?Por qué no te callas?" do Rei da Espanha, Juan Carlos e pela reação heróica do povo venezuelano contra seu novo "direito de poder". O grupo que disse NÃO à Chávez veio de uma classe que faz efeito em qualquer país: a classe estudantil, o movimento universitário. A vitória não foi esmagadora mas obteve uma grande diferença: 7,3 milhões de votos para o NÃO contra 4,4 do SIM. Mas Chávez tem como "acabar" com esta classe, usando o seu "poder absoluto". A vitória do NÃO deu nova luz aos democratas do país.
Que tal deixar de ser presidente para ser primeiro ministro? - Rússia
"Putin já está virando ditador" dizem alguns russos, mas para "disfarçar" vai deixar o cargo de presidente para virar primeiro-ministro. Mas para o plano dar certo, teria que colocar um amigo seu na presidência - Dimitri Madvedev - e então se consolidar em seu novo cargo. O estranho é que todos membros opositores do governo suspeitam de eleições frauldadas. Que país é esse no qual todos amam o presidente e o governo se o governo frauda as eleições?