domingo, 25 de abril de 2010

Rota 66 - Caco Barcellos

Este video ilustra, de forma simplificada e resumida, o livro Roa 66 do jornalista Caco Barcellos.





 

Rota 66 - A História da Polícia que Mata
de Caco Barcellos
Ed. Record, 2003; 352 páginas; R$ 40,00

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Importância da Boa Comunicação

De: Diretor
Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente ás 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 78 anos. Assim por favor reúnam os funcionários no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, quando eu
explicarei o fenômeno a eles.
Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nu; sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

De: Gerente
Para: Supervisor

Por ordem do Diretor, na sexta feira, ás 17 hora, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica, a olho nu. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos com capacete de segurança, e os encaminhem para ao refeitório, onde o raro fenômeno rerá lugar, o que acontece a cada 78 anos.

De: Supervisor
Para: Chefe de produção

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu, ás 17 horas, no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o raro problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

De: Chefe de produção
Para: Mestre

Na sexta feira, ás 17 horas, o Diretor, pela primeira vez em 18 anos, vai aparecer nu, no refeitório da fábrica,para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

De: Mestre
Para: Funcionário

Todo mundo nú, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta feira, ás 17 horas, pois o sr. Diretor e o sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir ao refeitório de capacete na mesma hora. O show ocorre a cada 78 anos.

Aviso Geral:

Na sexta feira o chefe da Diretoria vai fazer 78 anos e liberou geral pra festa, ás 17 horas, no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até o pátio, mesmo com chuva.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eu vi o Halley em 2062 - Luís Fernando Veríssimo

Eu vi o Halley em 2062
 de Luís Fernando Veríssimo
Estamos no ano 2062. Você eu não sei, mas eu estou. Anuncia-se a nova passagem do cometa Halley. As agências de viagem oferecem excursões aos postos de observação espacial na Lua, que pertence às organizações Disney, por US$ 500, incluindo a parte lunar. Com a poluição na Terra, os postos de observação na Lua são os únicos lugares em que ainda se podem ver as estrelas — e a própria Lua. A poluição é tanta que o presidente dos Estados Unidos, George Bush, cuja idade avançada inspira cuidados especiais, foi colocado numa redoma de plástico suprida de oxigênio e sem qualquer comunicação com o mundo exterior, o que o impede de governar mas não de posar para as câmeras. O impedimento temporário do presidente é um alívio para muitos. Ninguém esquece suas sucessivas gafes, culminando em 2058 com sua ordem para a invasão da Bolívia, que já estava em curso quando ele se deu conta e corrigiu: "Bolívia, não. Venezuela. Venezuela!" A poluição é tanta que no maior país capitalista do mundo, a China — ou Grande Hong Kong, como passou a ser chamada em 2025 —, as máscaras de oxigênio vendem mais que o Big Mac, e a marca Cardin é a mais popular. Apesar da aparente prosperidade, a superpopulação é um desafio para a sanidade dos cidadãos. Um em cada dois chineses acha que o outro devia morrer. Em todo o mundo, de Tutuland, ex-Africa do Sul, a Las Vegas, na costa do Pacífico dos Estados Unidos — ou o que passou a ser a costa do Pacífico depois que a Califórnia e o México deslizaram para dentro do mar no grande terremoto de 2011 —, o excesso de gente é um problema, agravado pelas hordas de robôs desempregados, substituídos nos seus postos nas linhas de montagem por sucessivas gerações de robôs mais sofisticados, que perambulam pela Terra, aceitando qualquer emprego, de lavadores de carros a vigias, assaltando, fazendo arruaça, levantando saias etc. No Brasil, depois do contrato assinado em 2016 pelo governo com a Rede Globo, encarregando-a da produção e direção do Brasil durante um século, inclusive colocando gente do seu elenco nos papéis de presidente e ministros e substituindo planos do governo por um roteiro cheio de peripécias e situações cômicas e dramáticas, mas que acaba bem, foi vencida em parte a crise desencadeada com a renúncia da presidente Manuela D'Avila em 2022, mas um assunto polêmico volta a ameaçar a estabilidade política: a reforma agrária. Com o retorno do cometa Halley, todos lembram, divertidos, o que se dizia quando o cometa passou pela Terra da última vez, em 1986. Que ele dava azar, que as coisas iam piorar depois da sua passagem. Como éramos supersticiosos!

domingo, 4 de abril de 2010

Feliz Páscoa!