terça-feira, 3 de junho de 2008

Lista de livros recomendados

Recomendações de livros
(para leitura nas férias)


OBS: Estes são alguns, veja a lista completa em www.reescultura.blogspot.com .

LEGENDA:
No. Título
Autor
Editora

Coleção
Trecho


1. Rômulo e Júlia - Os caras-pintadas
Rogério Andrade Barbosa
FTD
-
"Morria de medo dele.O pai, à medida que envelhecia, ia ficando cada vez mais seco e rabugento. Fizesse sol ou chuva, passava os dias jogando com os outros aposentados. Só vinha em casa na hora das refeições e para dormir. (...) Lembrou que o pai e a mãe viviam como gato e cachorro, brigando e discutindo em voz alta, pelas mínimas coisas."

2. Quem Fica Com Felipe?
Ilsa Lima Monteiro
FTD
-
"Eu era filha única, não tinha irmãos, como as minhas amigas. Agora eu teria. Felipe tinha quase a minha idade, só um pouquinho mais velho. Por certo iria para a minha escola e viajaria no mesmo ônibus que eu. E quando alguém brigasse comigo, eu teria um aliado, como acontecia com as meninas que tinham irmãos. Às vezes os irmãos brigavam, e isso não era nada bom. Achava que Felipe e eu não iríamos brigar, pois afinal não éramos irmãos."
3. Montenegro - As Aventuras Do Marechal Que Fez Uma Revolução Nos Céus Do Brasil
Fernando Morais
Planeta
-
"Durante o tempo em que frequentou aulas de Engenharia, Montenegro não ficou alheio ao que acontecia à sua volta, no país e no mundo. Em setembro de 1938, o planeta assistira à eclosão da Segunda Guerra Mundial, desencadeada pela invasão militar da Polônia pela Alemanha de Hitler. (...) A ofensiva germânica, que resultaria na declaração oficial de guerra por parte da Inglaterra e da França, havia sido baseada em uma revolucionária estratégia militar, a blitzkrieg - "guerra-relâmpago", em alemão -, que consistia em rápidos ataques de divisões blindadas por terra para sufocar o inimigo em movimentos de pinça, numa ação devidamente combinada com bonbardeios desferidos pela temida Luftwaffe, a força aérea nazista."
4.Tremendo De Coragem
Sérgio Klein
Fundamento
Primeiras Aventuras De Biel E Sua Turma
"Biel botou o caderno de lado e deu um abraço apertado no pai. Teve vontade de contar sobre o aviãnzinho de papel, por que não lhe pedia uma ajuda? Sabia que o pai não era covarde para bater em criança. Mas poderia falar com bola. Ou, quem sabe, com o pai do Bola. O único perigo, concluiu Biel, era que os pais se desentendessem e decidissem brigar no lugar dos filhos, seria possível?"
5. A Lenda Do Violeiro Invejoso
Fábio Sombra
Rocco - Jovens Leitores
-
"Às dez para as cinco, os adversários subiram ao palanque e se cumprimentaram. Ao redor deles, a multidão se espremia ansiosa para ver o início da disputa. Parecia que a população inteira do Reino de Barabu estava reunida naquela praça. De frente, um para o outro, Balbino e Marcolino sentaram-se em banquinhos de madeira e começaram em afinar suas violas. Do lado de fora do palanque, um rapaz segurava um pandeiro. Ele iria fazer o acompanhamento."
6. Florestania - a cidadania dos povos da floresta
Maria Tereza Maldonado
Saraiva
Jabuti
"-Isso é muito interessante, Flávia. Só para te dar alguns exemplos do que já ouvi: "Rodrigo, aqui é Das Dores. Quero dizer que aceito seu pedido de casamento que você me mandou por carta"; "Maria, qui é o Jorge. Desculpa, estou longe a muito tempo, acabei arranjando outra mulher, não vou mais voltar para você"; "Raimunda, sua tia Josefina manda dizer que já foi operada e passa bem". Ouve-se esse tipo de coisa, não é engraçado? De manhã à noite o rádio é um canal de mensagens."